O Grupo Ávila é uma instituição de ensino que completará, em 2018, 29 anos de existência. Sua história começa no ano de 1989, com instalações simples na rua T-64 no Setor Bueno, até então com poucos prédios, mas que já era uma região em franco crescimento, sendo bastante procurada por famílias jovens de classe alta.

O nome Ávila é escolhido pelos dois sócios fundadores: Krishnaaor Ávila Stréglio e Talma Antônio Soares Ávila, como forma de homenagear toda uma família que participou da construção de Goiânia, homenageando principalmente o pai dos sócios, Sr. Antônio Castelo Branco Ávila, que foi professor.

Com uma filosofia de vanguarda, tem como prioridade a formação do aluno como um ser completo, e que por isso deve ser trabalhado como um todo. Prioriza, assim, não só a máxima qualidade na formação acadêmica do aluno, mas também a preparação psicológica e social para que o mesmo possa se tornar, no futuro, um cidadão crítico e ciente de seu papel na sociedade.

Tem como principal ferramenta a participação da família no processo de ensino-aprendizagem, e sempre que possível tenta trazê-la para dentro da escola, seja em eventos artísticos, esportivos ou pedagógicos.

Incentiva, em seu dia-a-dia, as diversas formas de expressão, como inúmeras práticas esportivas, dança, música, pintura, poesia, teatro e outros, objetivando a socialização e a interação. É a entidade encarregada de proporcionar o crescimento do homem em sinergia com os demais fatores.

Ela deve contextualizar o referencial conhecimento, para utilização do aluno em suas relações intra e interpessoal, formando sua consciência crítica, possibilitando a análise e síntese dos fatores sociais, interagindo com o meio ambiente.