O equilíbrio perfeito entre tradição e inovação. Assim podem ser definidas a filosofia e a metodologia do Colégio Ávila. E isso já se reflete no nome, uma justa e merecida homenagem a um dos pioneiros e fundadores de Goiânia: Sr. Antônio Castelo Branco Ávila. A proposta do Colégio Ávila é, desde sempre, investir na formação completa do aluno.

Por isso dá igual importância e valor à máxima qualidade na formação acadêmica dos alunos e à preparação psicológica e social para que se tornem cidadãos críticos e cientes de seu papel na sociedade. Sua consistente proposta pedagógica é desenvolvida por uma equipe de altíssimo nível. É a aplicação prática deste trabalho que faz com que, mais do que estar bem preparados para o mercado de trabalho e uma carreira profissional, os alunos do Colégio Ávila aprendam a se posicionar de maneira ética, digna e responsável na vida. O padrão de qualidade do Colégio Ávila está presente em todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem.

Os professores combinam excelência didática e pedagógica e constante atualização. O objetivo é preparar o aluno para a pesquisa, para elaborar juízos reflexivos, para resolver problemas, desenvolver sua capacidade argumentativa, para conviver e para conseguir sua autorealização.