Aula de literatura com Pequeno Príncipe

A professora de literatura, Célia Regina, trabalhou com os alunos do 8º ano, o livro “O Pequeno Príncipe” de Antoine Saint-Exupéry.  Esta obra é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio uma literatura para crianças. O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta. O clássico ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais.

O autor do livro é o personagem principal da história, que assume também o papel de narrador, contando sobre o trágico dia em que o seu avião teria caído no meio do deserto do Saara. Lá, o personagem principal adormece e, ao acordar, se depara com o Pequeno Príncipe, que pede para que ele desenhe um cordeiro numa folha de papel. O protagonista é frustrado em relação aos seus desenhos, pois nunca ninguém conseguia interpretar as suas artes da forma correta. Ao longo da história, o Pequeno Príncipe vai narrando as suas aventuras para o protagonista. O jovem estaria a procura de um carneiro para comer as árvores que estariam crescendo em excesso em sua terra, um asteroide conhecido por B 612, que teria apenas uma rosa vermelha e três vulcões, sendo um deles inativo. Ao ouvir as aventuras do Pequeno Príncipe, o protagonista vai percebendo como as pessoas deixam de dar valor as pequenas coisas da vida conforme vão crescendo.

O livro é uma obra prima que foi escrito em 1943 e permanece atual até nos dias de hoje, tanto para crianças como para adultos. Após ter trabalhado com o livro, a professora pediu para que os alunos fizessem um desenho com base no livro. A aula diferenciada foi marcada com muita diversão entre os alunos e seus desenhos. Confira as fotos!

Três alunas relataram suas experiências com a atividade:

“O livro do Pequeno Príncipe, além de nos ensinar a amar as pessoas pelo o que elas são, ensina também que o preço das coisas que temos não vale nada, pois o que vale de verdade é o que você é.” – Maria Luísa Res Leme 8º ano

“Com a leitura do livro do Pequeno Príncipe, vimos a fidelidade de um garoto com uma rosa, e uma linda relação com uma raposa. Esse livro não só conta uma história, ele também nos ensinam com elas.” – Maria Luíza Silva 8º ano

“Fizemos este trabalho com muito amor e carinho em dedicação a obra Pequeno Príncipe. Foi extremamente legal ler esse livro, além dele explicar várias coisas sobre como devemos agir com as situações, e os ensinamentos para a vida” – Lana Alves 8º ano