O que você precisa saber sobre o Coronavírus:

O que é o Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

O vírus pode ser letal principalmente em idosos e pessoas com doenças crônicas.

É também mais agressivo em pessoas com problemas pré-existentes em função do tabagismo.

A imagem ao lado mostra a probabilidade de morte, por faixa etária das pessoas que contraíram o vírus.

Na data de hoje, 03/03/2020 já são mais de 90 mil infectados e 3 mil mortos.

Para ver os dados em tempo real >> clique aqui <<.

CONTAMINAÇÃO

Gotículas respiratórias, contato próximo (cerca de 2 metros) com alguém que possua os sintomas ou contato direto com as secreções sem proteção

EVITAR

multidões

Multidões, muitas vezes quem contraiu o vírus ainda não manifestou os sintomas.

Passar a mão no rosto sem higienizar antes.

produtos animal

Consumir produtos de origem animal crus ou mal cozidos.

Brinquedos

Brinquedos compartilhados como, piscina de bolinha, escorregador, caixas de areia, entre outros.

escola

Levar crianças que apresentem os sintomas na escola.

PREVENÇÕES

Lavar as mãos, de preferência até a altura dos cotovelos, com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar com o cotovelo flexionado ou com um tecido – jogue fora o tecido imediatamente e higienize as mãos.

Não partilhe comida, utensílios, copos, toalhas e demais objetos de uso pessoal.

Se tiver acabado de lavar as mãos, não tocar diretamente na maçaneta da porta, abrir com o cotovelo ou uma toalha de papel .

O uso de máscaras deve ser feito por pessoas com sintomas respiratórios e profissionais da saúde.

COMO MANTER OS ALUNOS PROTEGIDOS NA ESCOLA

• Manter as salas arejadas, com ventilação natural.
• Evitar o contato próximo entre crianças.
• Realizar ações educativas com relação ao modo de lavar as mãos adequadamente.
• Evitar o compartilhamento de materiais escolares, brinquedos, utensílios na hora do lanche e/ou almoço.
• Orientar alunos a lavarem as mãos com maior frequência e, principalmente, antes e depois das refeições.
• Disponibilizar álcool gel 70% para uso de alunos e colaboradores.
• Evitar tocar a boca ou esfregar os olhos com as mãos, sem necessidade.
• Cobrir o nariz e a boca com a parte interna do braço dobrado ao tossir e/ou espirrar.
• Manter álcool gel 70% nas salas para uso frequente, especialmente após a criança tossir ou espirrar.
• Praticar mais atividades ao ar livre.

RESPONSABILIDADE PESSOAL E COLETIVA

• O estudante com febre não deve ir à escola. Caso apresente febre na escola, a família deve buscá-lo, a fim de oferecer os cuidados necessários e evitar que outros alunos sejam contagiados;

• Evitar aglomerações e locais pouco arejados;

• Comunicar à escola caso alguém da família tenha viajado para um dos países de risco;

• Em caso de sintomas de gripe ou resfriado, procurar cuidados médicos, sem alarmes ou corridas ao pronto socorro, um dos principais locais de possíveis contágios.

SINTOMAS

Isolamento Domiciliar

Indicado para suspeitos ou confirmados, sem necessidade de internação. Cuidados:

– Permanecer em casa durante 14 dias
– Manter distância dos demais
– Deixar a casa com ventilação natural
– Utilizar a máscara cirúrgica descartável (trocar quando estiver úmida)
– Não frequentar locais públicos
– Cobrir o nariz e boca com lenço descartável quando espirrar e tossir
– Higienizar as mãos e evitar tocar o rosto.

Vivemos em uma comunidade excepcional. E a vida será melhor à medida em que todos cuidarmos uns dos outros.